"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

domingo, 1 de abril de 2012

***TRILHA DAS CORREDEIRAS DO RIO TAMANDUÁ - Brotas/SP - 20/02/2012***

 (...Corredeiras do Rio Tamanduá - Brotas/SP...)

Trilha: Trilha das Corredeiras do Rio Tamanduá - 20/02/2012
Trilha de Nível: Fácil
Cuestas Basálticas - Meio Oeste Paulista
Localização: Município de Brotas/SP
Distância: 254 km de São Paulo
Extensão:  1,4 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 647 metros
Percurso: +ou- 2 horas
Piso da Trilha: Terra, grama, pedras, areia e rio.
Características Ambientais: Corredeiras, cerrado, várzea e matas ciliares.
Atrativos desta Trilha: Pássaros, peixes, areia, água das corredeiras, mergulho e banho de cascata no Ribeirão Tamanduá.

  (...caminhando pelos cerrados paulistas...)

 
(...placa sobre o Ribeirão Tamanduá...)


(...atravessando o Ribeirão para a outra margem...)


(...eu e o Lucas da equipe Areia Que Canta...)

 (...uma bela e extensa corredeira - lajeado de pedra de mais de 200m...)


(...nature...)

ANÁLISE DA TRILHA:A trilha das Corredeiras do Rio Tamanduá, é a continuação da trilha da Areia Que Canta. (Obs.: ver TRILHA DA AREIA QUE CANTA, no mesmo BLOG). O Rio atravessa a fazenda, forma as corredeiras do Tamanduá e é um dos maiores afluentes do Rio Jacaré-Pepira; ele nasce dentro do município de Brotas, próximo à divisa com o município de Itirapina, no bairro de Campo Alegre, onde faz um percurso de 40 km até o local da nossa trilha. A trilha é bastante divertida, pois os guias são bem preparados pra nos alegrar durante o passeio. Após caminharmos alguns metros por uma trilha de areia beirando o rio, encontramos o monitor Lucas que nos deu uma ajudinha para atravessarmos as corredeiras por uma corda estratégicamente preparada de uma margem à outra do rio. Nesta época do ano (Fevereiro), as águas estão baixas e a força da correnteza não foi tão forte. Na outra margem do ribeirão, caminhamos mais alguns metros e ficamos de frente as maravilhosas corrdeiras. Tiramos algumas fotos, bebemos água e eu aproveitei para dar um mergulho e refrescar o corpo nas águas geladas do Tamanduá. As pedras são muito lisas, e devemos ter atenção redobrado quando se trata de água e pedra. Existe um local específico nas corredeiras para se fazer o mergulho de cabeça, onde a profundidade das águas chega a 3 metros. Somente com os guias do local é que podemos realizar esta atividade. A prática de mergulho em cachoeiras e corredeiras é sempre perigosa pela quantidade enorme de pedras pelas águas. (Obs.: Toda vez que mergulho me lembro do livro do Marcelo Rubens Paiva: Feliz Ano-Velho); vale a pena a leitura). Bem, depois da aventura pelas corredeiras, retomamos o caminho de volta. A trilha ainda oferece a massagem pelas águas das corredeiras, numa ducha natural, parecida com um poltrona de pedra, onde a pessoa fica recebendo a água nas costas para o relaxamento; essa eu não quis fazer, pois tava muito cansado neste dia; aliás um dia maravilhoso! O sol como amigo, mochilinha nas costas, hora de voltar; caminhamos mais alguns metros, pegamos o carro (mais 2 Km de estrada de terra) e fim de passeio. Recomendo como Ecoturismo mesmo. Fantástica aventura! Valeu rapeizes! Abçs do Fábio e equipe.

 
(...as águas seguindo seu curso...)


(...uma refrescada no rio Tamanduá...)


(...preparar, apontar e...)

 
(...um mergulho no escuro...mais de 3 metros de profundidade...)

 (...local de mergulho..)

Quem quiser conhecer a Fazenda Hotel e Ecoturismo AREIA QUE CANTA e também a TRILHA DAS CORREDEIRAS DO RIO TAMANDUÁ: só acessar o Site Oficial : http://www.areiaquecanta.com.br/

 
(...fim de percurso...)

 
(...diversão garantida...)

Um comentário:

  1. Maravilhoso. O Hotel Fazenda Areia que Canta é mais do que uma simples hospedagem, é uma experiência sensorial inigualável.

    ResponderExcluir