"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

domingo, 29 de julho de 2012

***CACHOEIRA TRÊS BACIAS e POÇO DAS ESMERALDAS - PENEDO/RJ - 12/07/2012***

(...Cachoeira Três Bacias - Penedo/RJ...)

Cachoeira: Cachoeira TRÊS BACIAS e POÇO DAS ESMERALDAS - 12/07/2012
Serra da Mantiqueira
Localização: Município de Penedo/RJ
Distância: 280 km de São Paulo
Localização Exata: Rio Das Pedras cerca de 5 Km do centro de Penedo.
Queda Livre: +ou- 5 metros
Nascente: Rio Das Pedras
Entrada: É permitido o banho de cachoeira.

(...placa indicativa saindo da Cachoeira de Deus...)

Trilha: Trilha da Cachoeira Três Bacias e Poço das Esmeralda - 12/07/2012
Trilha de Nível: Fácil
Extensão:  1,7 Km (ida) - saindo da Cachoeira de Deus até a Cachoeira Três Bacias - 200 metros (ida) - até o Poço das Esmeraldas e 2,8 Km (volta) - até o ponto final nas Três Cachoeiras
Perfil Altitudinal: 600 metros
Percurso: +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: Asfalto, terra, folhagem e pedras.
Fauna: Diversos tipos de pássaros, borboletas, abelhas e cobras.
Flora: Mata nativa de vegetação densa e variada, destacando-se Mangueiras e Eucaliptos. Diversos tipos de flores.
Atrativos desta Trilha: Banho de cachoeira, escorregador natural e banheira de pedras.

(...seguindo as placas rumo às Três Bacias...)

ANÁLISE DA CACHOEIRA e do POÇO: A sequência de nossa aventura, saindo agora da Cachoeira de Deus rumo às Três Bacias é feita subindo em direção a parte mais alta da cidade de Penedo. Ela é bastante sinalizada, com placas grandes de madeira pela extensão desse percurso.

(...trilha tranquila cercada pela mata nativa...)

(...lugar exato da parada final; tem gente que prefere vir de carro e pode estacionar aqui...)

(...finzinho da trilha...)

(...poucos degraus de descida...)

Nesse trekking que fizemos passamos por diversas pousadas e chalés pela estradinha e o movimento pela avenida é constante por isso é necessário redobrar a atenção durante o trajeto. Num certo ponto a trilha fica tranquila e somente a mata nativa é o que nos acompanha. A chegada se dá numa rua sem saída, onde existe um estacionamento de chão de terra para as pessoas que quiserem visitar com seus veículos. Para enfim chegar até a cachoeira é necessário descer alguns degraus de pedra até o leito do Rio.

(...e aí está a bela Cachoeira Três Bacias ou Banheira de Pedras como é conhecida...)

(...desculpe meu amigo, mas não dá pra segurar!...)

(...um escorregador natural para a bacia...)

(...água gelada, mas um banho recompensador...)

Bem, chegando lá, um pouco cansado pela subida e o trekking em si, resolvi que era hora de me refrescar e fui direto pra banheira de pedras e saí dali com a alma lavada. O local me pareceu seguro para o banho, mas como se trata de pedras, é importante sempre tomar cuidado pois é fácil escorregar ali em todos os sentidos...hehehe!!! Água estremamente gelada, ainda mais no inverno, mas não poderia sair dali sem um banho de cachoeira. Depois da diversão, tomamos um lanchinho, batemos algumas fotos e levantamos "acampamento".

(...local de entrada para o Poço das Esmeraldas...)

(...de alma lavada e o brilho das águas verdes esmeraldinas...)

(...lugar agradabilíssimo e de águas muito limpas...)

Logo abaixo das Três Bacias encontramos esse lugar maravilhoso que é o Poço das Esmeraldas. Ali é considerado o melhor lugar para banho. Como já havia entrado antes e já tinha me secado, não foi desta vez que entrei no poço, mas com certeza da próxima vez, voltaremos para nos divertir por lá.

(...voltando encontramos estas belezuras pelo caminho...)

(...várias flores astrais e uma pequena abelinha...)

Pra finalizar pegamos a estradinha novamente e fomos contemplando e fotografando a beleza da fauna e da flora local. Algumas surpresas sempre aparecem pelo caminho, mas como diz Cora Coralina: "O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
O fim deste percurso foi novamente na Avenida Três Cachoeiras em frente a cachoeira na qual deixamos o carro pra realizarmos este trekking. Não esqueça de ir bem preparado, e levar bastante água e lanchinho de trilha...

(...Ufa! essa passou por perto; ainda bem que era só a pele..Cascavel???...)

(...pequenos seres que fazem a diferença...)

(...a beleza que nos move...)

Gente, foi legal dividir estes momentos com vocês, nossas aventuras são sempre bem planejadas e o intuito deste blog é trocar experiências e conhecer novos rumos...a minha postagem pode servir de guia pra algumas pessoas e somar em informações para outras. Caso eu tenha falhado ou postado algo incorreto, favor comunicar-me. Agradecido! Fábio Bravim - equipe Rolando: PedraeAsfalto! Abçs e até mais ver...