"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

***TRILHA DA PEDRA DO CUME - Extrema/MG - 07/04/2012***

(...Trilha da Pedra do Cume - Extrema/MG...)

Trilha: Trilha da Pedra do Cume - Data: 07/04/2012
Trilha de Nível: Médio
Serra do Lopo - Minas Gerais
Localização: Município de Extrema/MG
Distância: 108 Km de São Paulo
Extensão: 9,7 km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 973/1.780 metros
Percurso: +ou- 4 horas
Piso da Trilha: Terra, grama e pedras.
Características Ambientais:?
Atrativos desta Trilha: Flores e plantas, pássaros, Rio Jaguari, Rampa de Vôo Livre, Pedra do Marino, o "Sofá" na Pedra das Flores, Pedra do Cume com altitude de 1.780m e vista 360º graus da Pedra Grande (Atibaia/SP), Pico do Selado-lado mineiro (Monte Verde/MG), Pedra de São Domingos (Córrego do Bom Jesus/MG) e Cachoeira dos Pretos em Joanópolis/SP. Também as cidades de Extrema/MG, Atibaia/SP, Bragança Paulista/SP, Joanópolis/SP, Pedra Bela/SP, Vargem/SP e em noites limpas pode-se avistar as luzes do Vale do Paraíba.

ANÁLISE DA TRILHA: Estávamos precisando fazer uma trilha por montanhas e decidimos que seria na Serra do Lopo em Extrema/MG, uma ramificação da Serra da Mantiqueira. Fomos pra lá num Sábado de Aleluia, feriado de Páscoa. Saímos de Itatiba/SP, pegamos a Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira que liga Itatiba/SP-Bragança Paulista/SP, passamos pelo centro de Bragança e fomos em direção à cidade de Vargem/SP por uma estrada que passa pelo bairro de Guaripocaba e desemboca na Rodovia Fernão Dias sentido Belo Horizonte/MG.

(...Portal de entrada para a cidade de Extrema/MG...)

Chegando na cidade de Extrema, passamos pelo centro e pegamos a Estrada da Embratel, rumo às montanhas. (Obs.: Para você não se perder siga as placas marrom sentido Rampa de Vôo Livre). Subindo a estrada, numa placa indicativa decidimos que iríamos pegar a estrada que liga até a trilha da Pedra do Cume.

(...Estrada da Embratel...)

(...estrada conservada, bem estreita e de paralelepípedos...)

Logo depois das duas pedras que avistamos na estrada chegamos à Rampa de Vôo Livre, onde tivemos a primeira impressão do que seria nossa caminhada.

(...Rampa do Vôo Livre: Um dia ainda vou saltar de Asa!...)

Depois de algumas fotos e informações colhidas com um grupo de mochileiros que acamparam na Pedra das Flores decidimos iniciar nossa aventura também. Pegamos o carro e andamos mais alguns metros e estacionamos nosso veículo bem próximo deste portal que é de área particular e aonde existem algumas pousadas caso queiram pernoitar.

(...portalzinho de entrada para as pousadas...)

O lugar não tem indicação de início de trilhas, portanto foi preciso pesquisar na Internet um pouco antes de chegarmos ao local certo. Depois deste portalzinho, resolvemos fazer uma trilha diferente do que a moçada tem feito. Resolvemos iniciar de uma trilha pouco conhecida que passa dentro de uma propriedade particular, e que dá acesso a Pedra do Marino. Essa trilha se inicia depois das duas pousadas ao lado esquerdo da estradinha.

(...início da trilha dentro da propriedade particular...)

A trilha é bem gostosa e de fácil acesso. A presença de flores e pássaros chega a ser exuberante. Flores violetas, amarelas, brancas, vermelhas, etc. enfeitam nosso caminho. O som da natureza ali se faz presente pelo cantar de pássaros de diversas espécies. Um lugar ideal para a prática da Observação dos Pássaros ou Birdwatching como é conhecida.

(...quaresmeiras pela trilha que também é repleta de pássaros - ideal para Birdwatching...)

(...flores amarelas das quais não sei o nome...)

Logo à direita da trilha afastando-se uns 20 metros, chegamos na Pedra do Marino. Dali têm-se uma visão parcial da cidade de Extrema e vista privilegiada da Pedra dos Cinco Dedos, Cabritos, Flores e Cume.

(...foto tirada na Pedra do Marino e ao fundo nosso destino...)

(...rumando trekking pelo Marino...)

Partindo da Pedra do Marino, a trilha desce em meio a vegetação da Mata Atlântica, fica mais fechada. Logo após alguns metros de trilha podemos encontrar água numa pequena bica que passa entre a mata; ali o ambiente é mais fresco. Este é o último ponto de água da trilha, dali até o Cume não existem mais fontes. A caminhada se torna mais "punk" porque existe uma grande elevação de altitude naquela parte da trilha. A subida se torna íngreme e cansativa, tendo que dar pequenas paradas para se hidratar. As pausas são também para tirar fotos e contemplar as belezas naturais da região. No caminho passamos ainda por dois clarões que servem de acampamento para os mais aventureiros.

(...a caminho da Pedra das Flores, logo à frente...)

Assim que passamos pela área de camping, chegamos a tão esperada Pedra das Flores. Ali é uma plataforma de rocha em tom róseo com uma área de 1Km² e uma visão de 360º. Pode-se avistar desde a cidade de São Paulo até a Pedra de São Domingos no Sul de Minas; neste dia observamos dali com a ajuda de um guia local (Flávio) que se predispôs a nos orientar; a Pedra do Selado ou Pico do Selado como os mineiros chamam em Monte Verde/MG e a Cachoeira dos Pretos em Joanópolis/SP. Devida a sua forma, é considerada pelos esotéricos como um ponto de pouso para naves extraterrestres. Possui em suas fendas e ondulações, diferentes espécies de flores, entre elas: orquídeas, chuvas de ouro, bromélias e lírios rubis (Amaryllis).

(...vista 180º graus do "Sofá" na Pedra das Flores...)

(...nas entrelinhas do horizonte, avista-se a Pedra do Selado...)

(...uma incrível vista para a Cachoeira Dos Pretos em Joanópolis/SP...)

(...olhando pela janela(?)até onde a vista alcançar...)

Um ponto bastante legal da Pedra das Flores bem conhecido pelos locais, que nosso colega Flávio "guia de montanhas" nos levou foi o "Sofá". Tem esse nome porque lembra uma poltrona, um sofá, onde podemos encostar as costas e relaxar observando as montanhas.

(...sentado no "Sofá" das Flores...)

Ficamos ali alguns minutos, fizemos um pequeno lanche, tiramos diversas fotos panorâmicas, reabastecemos nossas cargas de adrenalina e rumamos em direção ao Gigante Adormecido como chamam a Pedra do Lopo (Pico do Lopo), no lado paulista - principalmente na cidade de Joanópolis/SP. Nosso destino estava logo ali à frente e não podíamos parar.

(...casal Trekking e o Gigante Adormecido...)

(...vem comigo, no caminho eu explico!...)

Ao retornarmos a trilha, tivemos que tomar cuidado para não pegar a trilha errada, porque neste ponto tem bifurcações e a trilha correta que vai pro Cume é a que sai da direita bem encostada as flores (detalhe que existe duas trilhas, saindo pelo lado direito das Flores, o correto é pegar a trilha da esquerda. No caminho também existem pequenas bifurcações, mas é fácil de se orientar seguindo a direção das pedras. (Uma dica, é que no caminho vai ter uma pequena descida e logo em seguida uma subida mais íngreme; pra ajudar a se orientar, quando estiver subindo e ficar em cima da pedra olhe para trás e veja se está na mesma direção da Pedra das Flores que acabou de passar) Dali a visão é linda também; é muito legal ver a Pedra das Flores de longe e por outro ângulo. Dá pra ver direitinho aonde se localiza o "Sofá", um atrativo daquela pedra. A visão do Rio Jaguari e toda sua extensão pinta o cenário de azul tanto em cima quanto embaixo. Indo em direção ao Cume passamos também por uma fissura na base da pedra, que pelo que me pareceu serve de banheiro para a galera que passa por ali. (Aliás!!! Aqui vem a nota triste...infelizmente por boa parte da trilha, encontramos papel higiênico usado e não recolhido...Gente! Traga seu lixo de volta e respeite o meio ambiente. Se você quer um contato com a natureza, saiba respeitá-la, caso contrário lá não é seu lugar. Falei!@#$%&*)

(...do outro lado da Pedra Flores, repare bem na pontinha; estávamos lá!...)

(...a bela represa do Rio Jaguari; aqui em Sampa tomamos dessa água...)

Enfim chegamos na última parte da nossa trilha. Um paredão vertical que se assemelha a uma escalaminhada. Não chega a ser vertiginoso, mas um escorregão ali causaria alguns problemas. Com um pouco de paciência e cuidado, conseguimos subir sem muitas escoriações na canela...rs! A adrenalina aumenta a medida que estamos chegando. Ali é comum encontrarmos abelhas por quase todas as árvores, mas felizmente elas não atacam. Pelo menos naquele dia, não!

(...última etapa, uma adrenalizante escalaminhada...)

(...se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seria ruim...)

A primeira coisa que fizemos chegando ao topo da Pedra do Cume (Pico do Lopo), foi hastear a bandeira paulista. Num lugar onde a Rodovia Fernão Dias cruza a estrada, desbravamos como bandeirantes as rotas de Extrema/MG. Lá de cima o Gigante Adormecido foi acordado ao som das nossas botas. O lugar é belo e tranquilo, oferecendo uma vista abrangente. Ali é o ponto mais alto da Serra do Lopo com 1.780m de altitude, diferencia-se de outros cumes pela facilidade como se chega ao local, têm-se visão de 360º graus, podendo se avistar vários pontos como: Pedra Grande (Atibaia/SP), Pico do Selado - lado mineiro (Monte Verde/MG), Pedra de São Domingos (Córrego do Bom Jesus/MG). Também as cidades de Atibaia/SP, Bragança Paulista/SP, Joanópolis/SP, Pedra Bela/SP, Vargem/SP e em noites limpas pode-se avistar as luzes do Vale do Paraíba. Ali em cima fizemos um pequeno piquenique, ouvimos um pouco de música, descansamos e recarregamos nossas forças. Depois de uma tarde maravilhosa de sol e paz, era hora de voltar.

(...no alto dos seus 1.780m, tremulando nossa bandeira nas Gerais...)

(...acordando o Gigante na Pedra do Cume - 1.780m de altitude...)

(...lugar mais alto de Extrema/MG...)

Nos preparamos para o retorno e redobramos nossa atenção como toda volta de trilhas. Naturalmente o corpo relaxa e precisamos estar alertas para pequenos imprevistos não acontecerem. Consideramos esta trilha como de nível médio, onde é necessário um bom preparo físico e uma boa vontade de se exercitar. O retorno foi pelo mesmo caminho por onde viemos. Uma aventura e tanto, com a sensação de dever cumprido, ou melhor; com a sensação de paz e equilíbrio! Recomendadíssimo para trilheiros e trekkers. Abçs! Fábio e Ni! - equipe Rolando: PedraeAsfalto! - Até breve!