"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

***LAGO AZUL - Parque Nacional de Itatiaia - ITATIAIA/RJ - 11/07/2012***


(...Lago Azul - Parque Nacional de Itatiaia/RJ...)

Lago: Lago Azul - 11/07/2012
Serra da Mantiqueira
Localização: Município de Itatiaia/RJ
Distância: 270 km de São Paulo
Localização Exata:  Parte Baixa do Parque
Nascente: Rio Campo Belo
Entrada: Valor de R$ 11,00 (individual) para Brasileiros e R$ 22,00 (individual) para Estrangeiros. É permitido o banho no lago.

 
(...placa indicativa da extensão da trilha...)

Trilha: Trilha do Lago Azul - 11/07/2012
Trilha de Nível: Fácil
Extensão: 1,5 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 800 metros
Percurso: +ou- 30 minutos
Piso da Trilha: Escadarias com degraus de pedras e corrimão em alguns trechos, terra com cascalho, ponte de madeira e pedras no lago.
Fauna: A fauna da parte baixa é mais rica, propicia mais abrigo para mamíferos e algumas espécies de maior porte. Possui grande diversidade de pássaros.
Flora: Mata Atlântica com bromélias, orquídeas e samambaias. 
Atrativos desta Trilha: Piscina natural do Rio Campo Belo, fonte de água pura, pássaros cantantes, quiosques e banheiros bem próximos.

 
(...trilha acessível para toda família...)

ANÁLISE DA LAGOA: Chegamos nesta data para conhecer a Parte Baixa do - Parque Nacional do Itatiaia, onde pagamos o ingresso individual e fomos de carro até o Centro de Visitantes onde estacionamos o veículo. Dali já avistamos a placa indicativa do início da trilha para o Lago Azul. A trilha é bem acessível com uma escadaria em degraus de pedras que fazem o visitante sentir segurança por este trecho. É muito perceptível a presença maciça de aves da fauna local. Ao final das escadas, começa a trilha por terra, que é mais plana e tranquila. 

 (...mudança do piso da trilha de escadas de pedras para terra...)
  
(...mesmo pelo caminho de terra existem locais com corrimão...)
  
A caminhada é muito agradável e pode-se encontrar no meio da trilha uma fonte com água pura; sem muito esforço na descida e alguns metros adiante já é possível avistar entre a mata o Lago tão límpido e claro, onde a natureza incumbiu-se de formar essa piscina natural.

 
 (...em mais ou menos 750 metros de trilha, já avista-se o lindo Lago Azul...)

 
(...sem muita dificuldade pode-se tocar e banhar-se nas águas límpidas e azuladas do lago...)  

O ideal é contemplar este lindo lago por toda sua proximidade, não deixando de registrar este momento. Por cima do Rio Campo Belo é possível fotografar por uma ponte de madeira o vale cortante do parque. O lugar tem uma energia incrível.

 (...olhando pela ponte avistamos o Rio Campo Belo que corta o vale do P.N.I...) 

  (...pedras envoltas pelo rio cortante do parque...)  

Mesmo sendo um lugar de fácil acesso, a volta se torna cansativa pela subida íngreme das escadas de pedra, mas nada que não se possa superar. Leve máquina fotográfica e garrafinha de água para hidratação.

 (...mais um belo lugar trilhado por nós...Até!!!...)

9 comentários:

  1. Cara, quando eu desci pra tentar ir ao lago, me deparei com uma ponte que passa por cima de um rio com muitas pedras, algo bem bonito. Minha pergunta é: o lago fica depois disso, seguindo reto? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. ...olha amigão...saindo do centro de visitantes é bem fácil chegar até o Lago Azul, pois tem placas indicativas, uns quinhentos metros...pode ser que vc tenha vindo do outro lado...e respondendo sua pergunta, tem sim uma ponte grande de madeira que passa pelo rio Campo Belo, logo ali abaixo, seguindo reto a direita, tem a entrada do Lago...espero ter ajudado...abçs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo do centro de visitantes chegamos a essa ponte, mas eu nunca atravessei ela e segui a trilha do outro lado, entendeu? Mas então preciso fazer isso para chagar ao lago, correto? Obrigado.

      Excluir
    2. ...Não...não é necessário atravessar a ponte e pegar nenhuma trilha...antes da ponte, ao seu lado esquerdo, é só descer até o leito do rio Campo Belo, aquele mesmo que se avista da ponte...Espero ter ajudado...Valeu!!!

      Excluir
  3. AAAAAA, acho que agora entendi, show de bola, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. ...super sussu...pode entrar tranquilo; sempre cuidado com as pedras...valeu!

      Excluir
  5. Eu fui aí e nadei nesse Lago em 1975. Estava tão frio, que de manhã havia uma pequenas crosta de gele sobre as águas do lago.

    ResponderExcluir